Monday, October 16, 2006

Ovos Mexidos Simples



Para 2 pessoas:

Misture bem os ovos com o creme e metade do sal que crê ser necessário.

Numa frigideira anti-aderente, pincelada com manteiga clarificada, junte uma pitada de macis e deixe uns segundos até que lhe acrescenta a mistura de ovos.

Utilizando uma espátula de silicone, mexa os ovos sem parar, não deixando que fiquem granulosos e secos, mas húmidos e firmes.

Rápidamente, transfira os ovos para os pratos aquecidos, de preferência utilizando aros de metal lá colocados, para lhes dar forma.

Se preferir, poderá utilizar uma rodelinha fininha de pão de fôrma tostado por baixo de cada porção, para evitar que algum líquido saia do sítio onde os ovos estão colocados.

Por cima de cada porção, deite uma pitada, a gosto de flôr de sal e pimenta preta do moínho.

Acabe com uma folhinha de cerefólio no topo de cada porção.

Bom apetite. Sempre achei que os ovos mexidos deveriam ser cozinhados com algum segredo escondido, por serem tão simples e tão do conhecimento geral. No inicio, eu fazia os ovos como toda a gente: - mexer com um garfo, acrescentar sal, margarina ou azeite na frigideira e vá, tudo lá para dentro, mexendo de vez em quando e tudo no prato para comer. Nada pode ser mais simples e ainda assim, funciona ! Mas , ao juntar algum carinho e cuidado , faço um prato que, quem come, não esquece, embora simples, nota-se amor nele. São ovos mexidos na mesma, mas com uma nota de aquecimento de coração. E é isto que quero sempre quando faço os meus pratos. Nem sempre consigo, mas façam este prato para vocês os dois naquela manhã especial, ou para todos comerem quando acordarem numa manhã preguiçosa de Domingo. Vais ver que o dia corre melhor...

No comments:

Chefs at Home

Having a party with your good friends? Would you like to spoil them with amazing food? Staying in the Algarve region in Portugal? Ask for Amazing Chefs at Home