Thursday, January 10, 2008

Tributo a Cláudia 2008 no Vila Joya ! (Lusa)


Alta Cozinha: 12 dos maiores chefes do Mundo no Algarve para participar em festival gastronómico no Vila Joya

Faro, 06 Jan (Lusa) - Doze dos melhores chefes de alta cozinha do Mundo vão estar no Algarve para participar a partir do próximo domingo, dia 13, a 2ª edição do Festival gastronómico "Tribute to Cláudia", no hotel-restaurante Vila Joya, em Albufeira.

Além do chefe Dieter Koschina - que elevou aquele espaço situado junto à Praia da Galé, Albufeira, ao estatuto de único restaurante português com duas estrelas no Guia Michelin -, confeccionarão ementas outros 11 chefes, a maioria deles jovens com idades entre os 30 e os 36 anos, todos com menções no mesmo guia.

É o caso de Christian Bau, o mais jovem cozinheiro alemão a receber as três estrelas Michelin, e uma das grandes esperanças da cozinha mundial.

"Na edição do ano passado, que assinalou os 25 anos da Vila Joya, o êxito foi tão grande que decidimos institucionalizar o festival", explicou o director do empreendimento, Gebhard Schachermayer, durante a apresentação do certame à imprensa.

Por outro lado, trata-se de "um acontecimento único em Portugal, graças à reputação dos chefes internacionais presentes", assinalou o chefe austríaco Dieter Koschina.

Criado também como forma de homenagem à fundadora da Vila Joya, Cláudia Jung, o festival - que decorre de 13 a 19 de Janeiro - consta da apresentação diária de um menu de sete pratos, a cargo de cada um dos chefes presentes, a quem competirá também a selecção dos vinhos, de origem nacional.

O preço de cada jantar varia entre os 180 e 250 euros, de acordo com o estatuto dos chefes, mas este ano a direcção do Vila Joya decidiu doar 50 euros desse valor a uma instituição de solidariedade social do Algarve, ainda a designar.

Durante a apresentação do festival, foi lançado também o livro "The Book of Joy", com fotografias de Paulo Barata e Vasco Célio, tiradas durante a azáfama que se viveu no festival de 2007 na cozinha do Vila Joya.

Trata-se de duas perspectivas distintas sobre o ambiente, a tensão e o humor que se viveu em cada noite do certame, na óptica de dois fotógrafos profissionais com ligações ao Algarve.

No início do festival, a 13 Janeiro, o menu estará por conta de Thomas Dorfer, 2 estrelas Michelin, que trabalha como Chef principal no Landhaus Bachen, na aldeia de Matern, na província de Wachau, Áustria, a que se segue, dia 14, Mario Lohninger, 1 estrela Michelin, proprietário dos restaurantes Silk Bed e Micro, no CocoonClub, em Frankfurt, Alemanha.

Dia 15 Janeiro, terça-feira, será a vez de Christian Baú, 3 estrelas Michelin, que trabalha no restaurante Schloss Berg, num castelo renascentista no Sarre (Alemanha), junto à fronteira com França.

No dia seguinte, quarta-feira, 16 Janeiro, os sete pratos do menu serão da responsabilidade de Nicolas Isnard, 1 estrela Michelin, Chef executivo do restaurante La Cedraie, no Chateau de Curzay, um hotel Relais/Chateau no vale do Loire, entre Paris e Bordéus.

A 17 de Janeiro, será a vez de um autêntico festival "dentro do festival", designado Koschina & Friends , com Marc Meneau (3 estrelas Michelin), uma das personalidades mais famosas e influentes da cozinha francesa que recentemente colaborou com Sofia Coppola em "Marie Antoinette", que é proprietário do restaurante L`Esperance, em Saint-Père-Sous-Vézelay, na Borgonha, considerado uma referência na gastronomia internacional.

Na mesma noite, estarão ainda na cozinha Eric Chavot (2 estrelas Michelin), Chef executivo do The Capitol, em Londres, Peter Knogl (1 estrela Michelin), do restaurante Trianon, no Lago Kempinski, em Génova, Suíça, Jörg Wörther (18 pontos no Guia Gault Millau), do restaurante Carpe Diem, em Salzburgo, Áustria, Roland Trettl (1 estrela Michelin), chefe executivo do Ikarus, no Hangar7 da Red Bull, Áustria e Peter Schachermayer (15 pontos no Guia Gault Millau, proprietário do restaurante St. Peter, no Motel Dietrichsteinnermot, em Carinthia, Áustria.

Dia 18 Janeiro, estará no comando das operações gastronómicas Martin Klein (1 estrela Michelin) que é Chef no restaurante Ikarus, no Hangar7, da Red Bull, em Áustria, desde 2003, ao lado dos mediáticos Roland Trettle e de Eckart Wittzigmann.

No último dia de certame, sábado 19 de Janeiro, a equipa do Vila Joya promete uma surpresa aos que decidirem pagar 215 euros para provar o jantar final da edição de 2008 do festival.

JMP.

Lusa/Fim

1 comment:

Tiago Lopes said...

fantastico blog...parabens

Chefs at Home

Having a party with your good friends? Would you like to spoil them with amazing food? Staying in the Algarve region in Portugal? Ask for Amazing Chefs at Home